Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa



Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa

SITES OFICIAIS: www.misericordia.com.br E http://www.ministerioam.com.br/

http://thalita-kum-piracicaba.blogspot.com/ ACESSE JÁ!!!

SEJA SEGUIDOR(A) DO BLOG DO “THALITA KUM DE PIRACICABA” - informações = telefone: (19) 3424-1297

Telefone do Poço de Jacó: 3424-1297

Aliança de Misericórdia <cristoteca@misericordia.com.br>

sábado, 1 de agosto de 2009

A propósito de 1º de agosto ANIVERSÁRIO de Piracicaba SP

De “Noiva do 3º Milênio” para “Noiva da Misericórdia”


Desde criança, em 1967 no Bairro Alto, aprendi a contar os aniversários de Piracicaba. Lembro-me dos aviões da Esquadrilha da Fumaça, riscando os céus da querida “Noiva da Colina”. Era o Bicentenário e a partir daí ficou fácil: 200 mais o restante. Neste dia 1º de agosto de 2009, temos exatamente um aniversário de 242 anos de vida e progresso.
Os Anais do final do século XVIII nos atestam: foi o rio que deu o nome à cidade. Na linguagem tupi-guarani, “Piracicaba” significa “lugar onde o peixe chega”, ou “lugar onde o peixe pára”, no Salto do rio. De qualquer forma, têm-se a idéia de abundância de peixes. O apelido “Noiva da Colina” foi criado nos inícios do século XX ( a partir de 1901 ) por Brasíio Augusto Machado de Oliveira, promotor público em Piracicaba e um dos fundadores da Academia Paulista de Letras. Autor do poema “Piracicaba”, é nele que cita o “véu da noiva”, referindo-se a um manto de neblina que desce em algumas noites piracicabanas, muitas vezes confundida, erradamente, com o “véu” formado pela queda d`água do córrego do Mirante, logo abaixo do Salto.
Cidadão caipiracicabano, o que sempre me impressionou é o lema que está no Brasão e na Bandeira de Piracicaba: “Audax in Intelectu et in Labore” (Audácia, Coragem na Inteligência e no Trabalho). O atento leitor percebe que foram citadas anteriormente as palavras Vida e Progresso e agora, Coragem, Inteligência e Trabalho. Como resultado, percebo a tênue conexão com o simbolismo de um monumento de Piracicaba – o “Cemitério da Saudade” com a inscrição na entrada: “Omnes Símiles Sumus” (Somos Todos Iguais).
Alcançamos aqui uma sugestão do título: “Noiva de Misericórdia”. Noiva = prometida; Misericórdia porque traz em seu cerne o “cór" de coração. Assim, Piracicaba passa de “lugar onde há abundância de peixes” para “lugar de pescadores e restauradores de homens e de vidas e de suas famílias”.
Aqui, temos a segunda ligação com o título inicial: “a Noiva do 3º Milênio”, pois o Papa João Paulo II consagrou estes tempos como sendo “o Milênio da Misericórdia de Deus”. Vamos refletir sobre isto: fundada no ano 2000 pelos Padres Antonello Cadeddu e Enrico Porcu, a Comunidade Aliança de Misericórdia, tem como carisma e missão, resgatar a dignidade humana, moral, cultural e espiritual daqueles que se encontram em situação de exclusão social. O trabalho da Aliança, assim mais simplesmente chamada, é dividido em várias atividades e resumido “para” os pobres, “com” os pobres, e “como” os pobres, os “filhos da aliança”. Com sede na cidade de São Paulo, a Aliança realiza atividades em todo Brasil e em alguns países da Europa.
O trabalho na cidade de Piracicaba iniciou-se em 2000, com o casal Lúcia e Célio Rodrigues e com o passar do tempo, como coordenadores dessa Casa, juntamente com seus filhos, atenderam ao convite do Pe. Enrico e iniciaram trabalho de acolhida de crianças abandonadas e que aguardavam processo de adoção ou retorno às famílias. Atualmente essa família acolhe, na “Casa Maria”, 12 crianças, que lá encontram um lar, um abrigo, e, acima de tudo, o amor de um saudável e harmonioso convívio familiar.
No início do ano de 2006 um grupo de 8 missionários iniciou, também em Piracicaba, a “Fraternidade Poço de Jacó”, numa chácara existente no Bairro Bom Jesus (acesso pela Rodovia Piracicaba – Tupi), com o objetivo de se tornar uma casa de acolhida masculina e também um centro de evangelização. Desde então no “Poço de Jacó” são organizadas e desenvolvidas atividades de evangelização com jovens, casais e moradores de rua, sempre sob a inspiração do carisma da Aliança de Misericórdia: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Iahweh me ungiu; enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, e curar os quebrantados de coração, e proclamar a liberdade aos cativos”. (Is 61, 1).


Além da “Casa Maria” (acolhida de crianças), a Aliança de Misericórdia conta com outras 03 casas de acolhida de adultos e que completam todo ciclo proposto para a reintegração social, conforme gráfico que segue. São elas: “Casa Maria Mãe dos Pobres” (antiga “Revida”), que abriga a triagem do povo de rua e dependentes químicos, e conta com 18 acolhidos. O imóvel foi dado em comodato pela Diocese de Piracicaba e em junho deste ano deverão estar concluídas as obras que permitirão receber mais 25 pessoas;
“Casa Poço de Jacó”: encerrado o período de triagem, o filho da aliança passa a caminhar nesse espaço, que adota o catecumenato e atividades laborais diversas. Atualmente essa casa abriga 50 pessoas; “Casa Dom Bosco”: ou “Casa de Reinserção”, hoje com 15 filhos da aliança, que, depois da caminhada realizada no “Poço de Jacó” ou em outras casas similares da Aliança, passam a ter condições de retornar ao mercado de trabalho e a um convívio social mais intenso, inclusive com a possibilidade de retornarem às suas famílias de origem.
Todas as atividades e programas sociais da Aliança de Misericórdia são mantidos exclusivamente por doações de benfeitores, pessoas físicas e jurídicas, além de entidades governamentais.
Se você quer conhecer melhor esta obra, entre em contato pelo telefone: 3424-1297.
Nosso site: www.misericordia.com.br e, para conhecer as atividades em Piracicaba, temos o blog experimental no endereço: http://alianca-piracicaba.blogspot.com
Fazemos um convite especial a você: venha também fazer parte da Família Aliança de Misericórdia, pois “ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar, nem tão rico que não tenha algo para receber”. Creio ser esta a vocação de Piracicaba: acolher a todos, porque “somos todos iguais”.

Prof. Lupercio Reis Neto - Equipe de Comunicação da Aliança de Misericórdia em Piracicaba

Nenhum comentário:

Postar um comentário