Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa



Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa

SITES OFICIAIS: www.misericordia.com.br E http://www.ministerioam.com.br/

http://thalita-kum-piracicaba.blogspot.com/ ACESSE JÁ!!!

SEJA SEGUIDOR(A) DO BLOG DO “THALITA KUM DE PIRACICABA” - informações = telefone: (19) 3424-1297

Telefone do Poço de Jacó: 3424-1297

Aliança de Misericórdia <cristoteca@misericordia.com.br>

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

A chegada das relíquias de Dom Bosco ao Estado de São Paulo:

Relíquias de Dom Bosco iniciam peregrinação no Estado de São Paulo

Neste ano de 2009, a Família Salesiana comemora o 150 º aniversário da fundação da Congregação dos Salesianos e em 2015 celebra o Bicentenário do nascimento de seu fundador, Dom Bosco. Em uma comemoração começou esses dois acontecimentos, em junho deste ano, em Turim, na Itália, uma Peregrinação Mundial da urna que Contém uma imagem, com uma relíquia de Dom Bosco.



Nesta quarta-feira, dia 2 de dezembro, chega a São Paulo a urna que traz como Relíquias de Dom Bosco. A urna chega às 21h30 no Colégio Salesiano Sta. Teresinha, à Rua Dom Henrique Mourão, 201 - Santa Teresinha - Zona Norte de São Paulo, e será encaminhada para o Teatro Dom Bosco. Na manhã de quinta-feira uma missa será celebrada a partir das 6h, com atividades até às 10h PREVISTAS - Veja a programação abaixo:

Dia 03/12 - Quinta-feira

6h - Celebração eucarística / Acolhida
7h - Dom Bosco encontra-se com uma Comunidade Educativa
8h - Dom Bosco encontra-SE COM OS JOVENS
9h - Dom Bosco encontra-se com as Famílias
10h - Dom Bosco encontra-se com as crianças e adolescentes
10h30 - Celebração eucarística / Celebração da entrega da urna próxima à comunidade (Colégio Santa Inês)

Como algumas Relíquias de Dom Bosco cidades do Interior paulista percorrerão até o dia 19 de dezembro, quando seguirão para as Províncias Salesianas de Belo Horizonte, Campo Grande, Recife, Rio de Janeiro e Manaus. O primeiro endereço Receber uma como Relíquias, em São Paulo, será. O último endereço das Relíquias em São Paulo, em 19/12, será a Paróquia D. Bosco, no Alto da Lapa, esquina com Rua Pio XI, Rua Cerro Corá. No dia 19 de dezembro a saída das Relíquias está prevista para às 14h e seu destino é o Colégio Salesiano Santa Rosa, em Niterói (RJ). * Veja ao final do texto, o roteiro completo da Peregrinação das Relíquias de Dom Bosco.

A urna traz as datas RELATIVAS ao Bicentenário 1815-2015 gravadas, o escudo da Congregação Salesiana eo lema carismático que o próprio Dom Bosco, adotou "Da mihi animas, coetera tolle» (Dai-me almas, ficai com o resto). Os Pilares da urna são decorados com ladrilhos quadrangulares REPRESENTAM que rostos de jovens dos cinco continentes.

Construída em alumínio, bronze e cristal, uma urna mede 2,53 metros de comprimento, 1,0 metro de largura e 1,32 metro de altura. A imagem de Dom Bosco não interior da urna assemelha-se a que se encontra na urna original, conservada na Basílica de Maria Auxiliadora, em Turim, Itália.

A peregrinação será realizada por 130 Países onde há uma presença Salesiana, devendo ser concluída em Turim, no dia 16 de agosto de 2015, data em que Serão celebrados os 200 anos de nascimento de Dom Bosco. Inspetorias Antes de chegar ao Brasil, uma urna percorreu alguns Países sul-americanos como o Chile, Argentina, Uruguai, Venezuela e Paraguai, na América do Sul, e pelas da Ásia, África, Europa e Oriente Médio.

Idealizada pelo Padre Pascual Chávez Villanueva, nono sucessor de Dom Bosco e Reitor-Mor dos Salesianos, a peregrinação é uma tentativa de levar Dom Bosco a todas as partes onde vigora uma presença salesiana. "Desejamos que uma Família Salesiana inteira continuar uma evangelizar os jovens que o Senhor lhe confia, com esses mesmos sentimentos. Para isso, é preciso que ela reflita sobre a própria identidade. Portanto é fundamental, continuar a amar e aprofundar o conhecimento de Dom Bosco ", afirma Padre Pascual.

Dom Bosco

Conhecido como santo dos jovens, São João Bosco, Dom Bosco, nasceu no dia 16 de agosto de 1815, na pequena aldeia dos "Becchi", no Piemonte, Norte da Itália. Ficou órfão de pai aos dois anos de idade e foi criado por sua mãe, Margarida Occhiena. Aos nove anos teve um sonho que guiou toda uma trajetória da sua vida: cuidar da juventude abandonada e pobre. Nascido na roça foi estudar para uma cidade e para se sustentar Trabalhou como carpinteiro, alfaiate e ferreiro.

E vendo a cidade cheia de crianças que hoje denominamos "em situação de risco Em 1841 foi ordenado padre", começou uma reuni-las aos domingos para instrui-los. Cinco anos depois, mesmo com enormes dificuldades conseguiu abrir o seu primeiro Oratório, na periferia de Valdocco. Lá os meninos tinham alojamento, recebiam comida, estudavam ou aprendiam uma profissão. Em 1859, com os religiosos e educadores que atuavam sem Oratório, fundou a Sociedade de São Francisco de Sales, a Congregação Salesiana. Mais tarde, em 1872, junto com Maria Domingas Mazzarello (Santa Maria Mazzarello), criou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora e em 1869 fundou a Associação dos Salesianos Cooperadores.

Dom Bosco é um santo considerado um patrimônio da educação e seu sistema, chamado Sistema Preventivo, pode ser aplicado a todas as situações educativas que envolvam crianças e jovens. O carisma salesiano e as escolas Cujo Projeto Educacional adota o Sistema Preventivo de D. Bosco estão presentes mesmo em Países de culto não católico, como Regiões da Ásia e Oriente Médio.

No Brasil

A Congregação Salesiana está presente no ha Brasil 126 anos. Sua chegada é Decorrente da Imigração Italiana, para atender aos filhos dos imigrantes que se instalavam no país. Como o carisma salesiano é totalmente voltado à educação, os imigrantes queriam Garantir que a educação de seus filhos pudesse Manter o mesmo padrão que tinham na Itália E assim, a cidade de Niterói (RJ) foi a primeira a instituir um Colégio Salesiano, aquela época , no modelo de internato. Hoje o carisma salesiano está em todo o território nacional e suas principais escolas formam a Rede Salesiana de Escolas (RSE), com mais de 100 Estabelecimentos e cerca de 80 mil alunos. A Rede Salesiana de Ação Social (resas) é uma obra social Salesiana que atende mais de um milhão de crianças e jovens em situação de vulnerabilidade no país. Como Salesianas obras contam com parcerias privadas e públicas e Anualmente Colocam no Mercado de Trabalho mais de 300 mil jovens que cursam o ensino profissionalizante.

Dom Bosco foi um homem visionário e grande articulador político e religioso e sempre Trabalhou em prol da juventude. Chegou a profetizar o surgimento de uma grande cidade (Brasília), onde há um santuário dedicado ao santo. Sua profecia chegou a detalhes do lugar onde seria construída, inclusive com precisão de datas. Por isso, Dom Bosco é co-Padroeiro de Brasília, junto com a Nossa Senhora Aparecida.

Hoje a Família Salesiana, assim chamada por Dom Bosco, está presente em diversas frentes na sociedade e conta com um número expressivo de ex-alunos proeminentes. Entre as enguias destacam-se políticos, grandes empresários, atores, escritores, atletas, artistas. É quase impossível elencar as personalidades que passaram pela Educação Católica nas Escolas e Obras Salesianas, sempre perseguindo uma máxima do fundador em formar "bons cristãos e honestos cidadãos".

(*) Itinerário da Visita de Dom Bosco ao Estado de São Paulo

São Paulo
4 ª feira, 2 de dezembro --
21h30 Chegada ao Colégio Salesiano Santa Teresinha
Rua Dom Henrique Mourão, 201
Santa Teresinha


Dia 03/12 - Quinta-feira

  • 6h - Celebração eucarística / Acolhida
  • 7h - Dom Bosco encontra-se com uma Comunidade Educativa
  • 8h - Dom Bosco encontra-SE COM OS JOVENS
  • 9h - Dom Bosco encontra-se com as Famílias
  • 10h - Dom Bosco encontra-se com as crianças e adolescentes

10h30 - Celebração eucarística / Celebração da entrega da urna próxima à comunidade (Colégio Santa Inês)

São Paulo
5 ª feira, 3 de dezembro
13h Saída para o Colégio de Santa Inês
13h30 Chegada ao Colégio de Santa Inês
Rua Três Rios, 362
Bom Retiro

São Paulo
6 ª feira, 4 de dezembro
8h saída para o Liceu Coração de Jesus
8h20 Chegada ao Liceu Coração de Jesus
Largo Coração de Jesus, 140
15h40 saída para o Instituto Dom Bosco
16h Chegada ao Instituto Dom Bosco
Praça Coronel Fernando Prestes, 233 Bom Retiro

São José dos Campos
Sábado, 5 de dezembro
8h saída do Instituto Dom Bosco
10h Chegada a São José dos Campos
Paróquia Sagrada Família
Rua Padre Rodolfo, 28

Cruzeiro
Domingo, 6 de dezembro
08h Saída de São José dos Campos
10h Chegada a Cruzeiro
Instituto Nossa Senhora Auxiliadora
Rua Francisco Novaes, 889

Lorena
2 ª feira, 7 de dezembro
08h Saída de Cruzeiro
09h Chegada a Lorena
Colégio São Joaquim
Rua Dom Bosco, 284

Cachoeira Paulista
3 ª feira, 8 de dezembro
8h saída de Lorena
8h40 Chegada a Cachoeira Paulista
Sede da Canção Nova

São Paulo
4 ª feira, 9 de dezembro
8h saída de Cachoeira Paulista
10h30 Chegada a São Paulo - Itaquera
Obra Social Dom Bosco
Rua Álvaro de Mendonça, 456

São Carlos
5 ª feira, 10 de dezembro
8h saída de São Paulo - Itaquera
11h Chegada a São Carlos
Salesianos São Carlos
Rua Padre Teixeira, 3649

Piracicaba
6 ª feira, 11 de dezembro
8h saída de São Carlos
9h30 chegada a Piracicaba
Colégio Salesiano Dom Bosco - Cidade Alta
Rua Alfredo Guedes, 1199

Americana
Sábado, 12 de dezembro
13h Saída de Piracicaba
13h40 Chegada a Americana
Colégio Salesiano D. Bosco
Rua Dom Bosco, 100

Sorocaba
Domingo, 13 de dezembro
13h Saída de Americana
14h30 Chegada a Sorocaba
Colégio Salesiano São José
Rua Gustavo Teixeira, 411

Campinas
2 ª feira, 14 de dezembro
9h saída de Sorocaba
10h30 Chegada a Campinas - Vida Nova
Obra Social São João Bosco
Rua Daniel de Godói Pereira, 42

Campinas
4 ª feira, 16 de dezembro
8h Saída de Campinas - Vida Nova
8h40 chegada a Campinas - Escola Salesiana São José
Avenida Almeida Garret, 267
Jardim Nossa Senhora Auxiliadora

Campinas
5 ª feira, 17 de dezembro
14h Saída de Campinas - Escola Salesiana São José
14h20 Chegada a Campinas - Liceu Nossa Senhora Auxiliadora
Rua Baronesa Geraldo de Rezende, 330

São Paulo
6 ª feira, 18 de dezembro
16h Saída para São Paulo - Alto da Lapa
17h30 Chegada à Paróquia Dom Bosco - São Paulo
Rua Cerro Corá, 2101 - Alto da Lapa

São Paulo
Sábado, 19 de dezembro
14h Saída para Niterói (RJ) - Colégio Salesiano Santa Rosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário