Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa



Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa

SITES OFICIAIS: www.misericordia.com.br E http://www.ministerioam.com.br/

http://thalita-kum-piracicaba.blogspot.com/ ACESSE JÁ!!!

SEJA SEGUIDOR(A) DO BLOG DO “THALITA KUM DE PIRACICABA” - informações = telefone: (19) 3424-1297

Telefone do Poço de Jacó: 3424-1297

Aliança de Misericórdia <cristoteca@misericordia.com.br>

quarta-feira, 15 de julho de 2009

a ALIANÇA virou notícia!!!

Dr. Rogério nos envia:
Após a leitura, esclareço-lhe que o sonho de Pe. Antonello é realizar perpetuamente Adoração Eucarística nessa Igreja, com transmissão pela WEB. Vamos rezar?!

==================================================
ZENIT, O mundo visto de Roma
Agência de Noticias
==================================================

Reinaugurada em São Paulo, igreja do século XIX passa a funcionar 24 horas

Cardeal Odilo Scherer abençoou edifício remanescente do barroco paulista

SÃO PAULO, segunda-feira, 13 de julho de 2009 (ZENIT.org).- A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, patrimônio histórico, artístico, religioso e cultural do século XIX, situada na região central de São Paulo, foi reinaugurada nesse final de semana e passa a funcionar 24 horas.
A proposta da arquidiocese é consolidar igreja como um espaço cultural da cidade, com atividades especiais todo mês. A restauração da Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte foi iniciada em 2006 e teve orçamento de R$ 6,5 milhões.

O evento de reabertura da igreja, nesse sábado, contou com a presença do cardeal Odilo Scherer e de autoridades do governo da cidade e do Estado de São Paulo. Um coral dos Arautos do Evangelho apresentou-se ao público. O rito de dedicação aconteceu no domingo.

A igreja passa a funcionar 24h e prestará atendimento à comunidade. Será assumida pelos padres da aliança da misericórdia, que atuam com populações carentes. O edifício, considerado a primeira igreja em São Paulo em que brancos e negros sentaram-se juntos, é uma das poucas referências remanescentes do barroco paulista.

Segundo o cardeal Scherer explicou à imprensa, o restauro tem um significado particular, porque a igreja faz parte da história de São Paulo, quando a cidade era ainda uma aldeia.

"Hoje, a cidade é uma metrópole e grande parte do patrimônio arquitetônico e cultural de São Paulo foi perdida. Nós temos, de fato, realmente poucos exemplares daquilo que foi a arquitetura da cidade", disse.

Ao falar sobre a origem do nome da igreja, Dom Odilo recordou que Nossa Senhora da Boa Morte "diz respeito à morte de Maria, não propriamente ao culto da morte ou a invocação da hora da boa morte, embora isso também ocorra". "Nossa Senhora da Boa Morte tem originariamente um outro titulo que na igreja tem menos expressão. Chama a Dormição da Virgem Maria."

Dom Odilo recordou outra história. "Consta uma tradição, que precisa de uma melhor confirmação histórica, que ainda em tempos de escravatura no Brasil colonial, início do século XIX, no bairro da Liberdade existia um patíbulo para as execuções capitais, enforcamentos. Os condenados à morte normalmente faziam trajeto pela rua lateral [a Rua Tabatinguera] e aqui [na Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte] tinham o privilégio de poder rezar antes de serem levados para a execução."

Construída em 1810, a igreja foi finalizada cerca de setenta anos depois. Representa o chamado barroco paulista, estilo mais simples que o mineiro. As obras procuraram restaurar a igreja como ela era em 1910, quando aconteceu a última reforma que não alterou suas características originais.

A Igreja Nossa Senhora da Boa Morte fica na Rua do Carmo, s/n, esquina com a Rua Tabatinguera, na região central de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário