Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa



Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa

SITES OFICIAIS: www.misericordia.com.br E http://www.ministerioam.com.br/

http://thalita-kum-piracicaba.blogspot.com/ ACESSE JÁ!!!

SEJA SEGUIDOR(A) DO BLOG DO “THALITA KUM DE PIRACICABA” - informações = telefone: (19) 3424-1297

Telefone do Poço de Jacó: 3424-1297

Aliança de Misericórdia <cristoteca@misericordia.com.br>

sábado, 27 de junho de 2009

Breve relato sobre a Aliança em Piracicaba - escrito a várias mãos e encaminhado para o Informativo da Diocese de Piracicaba.

“O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Iahweh me ungiu; enviou-me para anunciar a boa nova aos pobres, e curar os quebrantados de coração, e proclamar a liberdade aos cativos”. (Is 61, 1).

Inspirados pela Palavra e por Nossa Senhora, a Imaculada do Espírito Santo, em 2000 foi fundada pelos Padres Antonello Cadeddu e Enrico Porcu Comunidade Aliança de Misericórdia, que tem como carisma e missão resgatar a dignidade humana, moral, cultural e espiritual daqueles que se encontram em situação de exclusão social. O trabalho da Aliança, assim mais simplesmente chamada, é dividido em várias atividades e resumido “para” os pobres, “com” os pobres, e “como” os pobres, os “filhos da aliança”.
Com sede na cidade de São Paulo, a Aliança realiza atividades em todo Brasil e em alguns países da Europa. Mantém atualmente 18 casas de acolhida de crianças e adultos; creches; assistência médica e alimentação aos moradores de rua. Também mantém, espalhadas por várias cidades do Brasil, várias fraternidades dedicadas à evangelização, onde os missionários realizam diversas atividades com jovens, adultos e famílias, sempre agindo junto à comunidade onde estão inseridos, além de ações evangelizadoras em favelas, nas ruas, “Febem” (atual “Fundação Casa”) e presídios.
O trabalho na cidade de Piracicaba iniciou-se em 2000 com a fundação da “Casa Maria”, no Bairro Higienópolis, com o objetivo de acolher os pacientes da Santa Casa de Misericórdia que vinham de outras cidades da região para se submeterem a tratamentos de hemodiálise. Além desse trabalho, o grupo se dedicava à formação de seus membros, que se reuniam periodicamente na sede da “Casa Maria”. Dessa proposta de trabalho surgiu a necessidade de acolher mães solteiras em situação de rua.
Com o passar do tempo, Lúcia e Célio Rodrigues, coordenadores dessa Casa, juntamente com seus filhos atenderam ao convite do Pe. Enrico e iniciaram trabalho de acolhida de crianças abandonadas e que aguardavam processo de adoção ou retorno às famílias. Atualmente essa família acolhe, na “Casa Maria”, 12 crianças, que lá encontram um lar, um abrigo, e, acima de tudo, o amor de um saudável e harmonioso convívio familiar.
No início do ano de 2006 um grupo de 8 missionários iniciou, também em Piracicaba, a “Fraternidade Poço de Jacó”, numa chácara existente no Bairro Bom Jesus (acesso pela Rodovia Piracicaba – Tupi), com o objetivo de se tornar uma casa de acolhida masculina e também um centro de evangelização. Desde então no “Poço de Jacó” são organizadas e desenvolvidas atividades de evangelização com jovens, casais e moradores de rua, sempre sob a inspiração do carisma da Aliança de Misericórdia.

A Comunidade Aliança de Misericórdia é organizada em três elos:
Primeiro elo ou comunidade de vida: composto por missionários ou casais consagrados que doam a vida em favor dos mais pobres, deixando suas casas, seus bens e passando a viver integralmente pela Comunidade. Vários jovens (mais de 40) atualmente trilham o caminho do sacerdócio, alguns com os estudos bem adiantados;
Segundo elo ou comunidade de aliança: composta pelos “Grupos Arco-Íris de Misericórdia”, integrados por leigos que auxiliam, de forma comprometida, na estruturação das ações evangelizadoras; e
Terceiro elo ou Amigos: composto pelas pessoas que colaboram com a comunidade na doação material ou do próprio tempo, realizando trabalhos voluntários. Também integram esse elo os “adoradores”, que são os intercessores da Comunidade.
Juntos, missionários, membros dos grupos Arco-Íris e amigos, sempre de braços dados com a comunidade em que presentes, juntam-se na missão de evangelizar, cada qual no seu papel, como nos ensina São Paulo formando um só corpo.
Na Diocese de Piracicaba, além da “Casa Maria” (acolhida de crianças), a Aliança de Misericórdia conta com outras 03 casas de acolhida de adultos e que completam todo ciclo proposto para a reintegração social, conforme gráfico que segue. São elas:
“Casa Maria Mãe dos Pobres” (antiga “Revida”), que abriga a triagem do povo de rua e dependentes químicos, e conta com 18 acolhidos. O imóvel foi dado em comodato pela Diocese de Piracicaba e em junho deste ano deverão estar concluídas as obras que permitirão receber mais 25 pessoas;
“Casa Poço de Jacó”: encerrado o período de triagem, o filho da aliança passa a caminhar nesse espaço, que adota o catecumenato e atividades laborais diversas. Atualmente essa casa abriga 50 pessoas; e
“Casa Dom Bosco”: ou “Casa de Reinserção”, hoje com 15 filhos da aliança, que, depois da caminhada realizada no “Poço de Jacó” ou em outras casas similares da Aliança, passam a ter condições de retornar ao mercado de trabalho e a um convívio social mais intenso, inclusive com a possibilidade de retornarem às suas famílias de origem.
Todas as atividades e programas sociais da Aliança de Misericórdia são mantidos exclusivamente por doações de benfeitores, pessoas físicas e jurídicas, além de entidades governamentais.
Fazemos um convite especial a você: venha também fazer parte da Família Aliança de Misericórdia, pois “ninguém é tão pobre que não tenha algo para dar, nem tão rico que não tenha algo para receber”.

Atividades da Aliança em Piracicaba e Rio Claro
- Grupo Arco-Íris de Misericórdia: reunião semanal em Piracicaba (3ª feira, 20:00 hs., “Chácara Poço de Jacó); em Rio Claro – reunião semanal (3ª feira, 20:00 hs., contato pelo telefone (19) 3524-4979);
- GAMI - Grupo de Amigos da Misericórdia: reuniões quinzenais;
- Thalita Kun: encontros mensais para os jovens;
- Caná: encontros mensais para casais;
- Louvor para jovens: todos os sábados à noite na Paróquia de São Judas Tadeu;
- Pastoral de Rua: semanal;
- JAM – Jornada Aliança de Misericórdia: formação da Palavra de Vida da Comunidade, todo primeiro domingo do mês na “Chácara Poço de Jacó”;
- Vigília MMAE (Movimento Mariano de Adoração Eucarística): toda primeira sexta-feira de cada mês na Paróquia de São Judas Tadeu, a partir das 22:30 hs.

Nosso telefone: (19) 3424-1297
Nosso site: www.misericordia.com.br


* * * * * *

Nenhum comentário:

Postar um comentário