Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa



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sábado, 20 de junho de 2009

A Palavra do Missionário - Ricardo



A Igreja instituída por Cristo, foi confiada ao pastoreio dos apóstolos, sucessores de Cristo aqui na terra. A igreja desde a sua fundação tem um comprometimento de ligar a terra com o céu, diz o Senhor tudo o que ligares aqui na terra será ligado no céu.
Portanto religião que significa no sentido da palavra religare, só tem sentido quando há um comprometimento social e espiritual, são dois braços que se unem, quando não há equilíbrio neste caminho de caridade há uma cisão na sua essência confiada nas origens do pastoreio.
Esta Igreja sempre esta caminhante na história, podemos chamá-la de peregrina, pois, esta inserida em cada contexto social, político, cultural, e seu papel religioso, é ligar os homens a pratica da caridade no hoje de nossa história.
Como deve ser a pratica religiosa de nossos tempos? O que os nossos Apostólos nos orientam?
O papa João Paulo II morreu na véspera da festividade da Divina Misericórdia, instituída por ele mesmo para honrar o culto impulsionado por Santa Faustina Kowalska, uma freira da qual o Pontífice se considerava discípulo e que estimulou o culto à Misericórdia Divina.
A Misericórdia Divina foi um dos temas-chave de seu pontificado.
Durante sua última viagem à Cracóvia (Polônia), em 17 de agosto de 2002, ele disse que o mundo atual precisa mais do que nunca da misericórdia de Deus para acabar com as injustiças, o ódio e a sede de vingança, e para conseguir a paz.
A Aliança de Misericórdia, surge com este carisma ou espiritualidade, com o desejo de ser um movimento religioso equilibrado, uma ponte entre:
• pobres e ricos;
• centro e periferia;
• pequenos e grandes;
• igreja e igreja;
• dimensão carismática e libertadora;
• ação evangelizadora e de promoção humana;
• a vida de oração e de ação;
• homem e homem;
• povos e povos;
até os confins do mundo.
Assumindo, assim um compromisso específico de evangelização “Ad Gentes”, entrando em todos os bolsões de miséria, dos “porões da nossa humanidade”, segundo as indicações do documento Redemptoris Missio (Encíclica de João Paulo II, 1980):
• Âmbitos territoriais da Missão “Ad Gentes” propriamente dita;
• Mundos e fenômenos sociais novos: megalópoles, grupos humanos mais isolados e marginalizados, jovens, pobres;
• Áreas culturais, ou modernos areópagos: o mundo das comunicações, da cultura, da política, da economia, o “ressurgimento religioso”.
Toda atividade apostólica visa sempre animar as comunidades cristãs para que assumam a própria missão fazendo de cada batizado um “missionário Ad Gentes”.
Contando com este apelo de ser missionário Ad Gentes precisamos dar a nossa resposta, Duc in Altum é preciso lançar-se para águas mais profundas, não basta sonhar um mundo melhor é preciso trabalharmos arduamente para que haja novos céus e uma nova terra, aonde seremos eu e você nos tornaremos um ponte de misericórdia a este mundo.
O papa morto fez essas declarações durante a consagração do novo santuário da Misericórdia Divina de Lagiewniki, nos arredores da Cracóvia.
O santuário foi erguido junto ao convento onde viveu santa Faustina Kowalska, uma religiosa que estimulou o culto à Misericórdia Divina.
Quando era seminarista clandestino e trabalhava na fábrica de soda cáustica "Solvay", próxima a este convento, Karol Wojtyla parava ali para rezar depois de saber das visões da mística Kowalska.
A Misericórdia Divina foi um dos temas-chave de seu pontificado.
Prova do fato é que sua segunda encíclica "Dives in Misericordia", de 1980, está inspirada nas revelações de Kowalska, nascida em 1905 e falecida em 1938.
A freira pertenceu à congregação das irmãs da Beata Virgem María de la Misericordia, que viviam no convento de Lagiewniki, construído no final do século XIX e em que se ensinava as moças a bordar, tecer, cuidar de jardins e agricultura.
Até a Segunda Guerra Mundial o convento era quase desconhecido, mas depois das experiências místicas de Faustina começou a ser visitado por milhares de pessoas, entre elas o futuro papa.
A religiosa escreveu um diário em que descreveu suas visões e conversas com Jesus, textos significativos, levando-se em conta que mal sabia ler e escrever.
Em 1931 enquanto estava em sua cela, Faustina teve uma visão de Jesus vestido de branco, que apareceu com uma mão levantada para abençoar enquanto de seu peito saíam dois grandes raios, um vermelho e o outro branco.
Segundo seu testemunho, Jesus pediu que um quadro em que essa imagem fosse representada e que o primeiro domingo depois da Páscoa devia ser a festa da Misericórdia, como estabeleceu João Paulo II no dia em que canonizou a freira.
No Evangelho de São João está escrito que do coração de Cristo saíam sangue e água, e na visão de Faustina, segundo os estudos realizados sobre suas visões, aparecem esses dois elementos: o raio vermelho significa o sangue e o branco a água.
A freira, que sofreu muitas humilhações por revelar suas visões, morreu aos 33 anos de tuberculose.
O pedido de beatificação foi promovido pelo então bispo auxiliar da Cracóvia Karol Wojtyla, mas o processo foi detido no Vaticano, que considerava os textos das visões como muito "fortes" como para serem publicados.
No final ficou demonstrado que tudo se devia a uma má tradução.
Faustina foi beatificada em 1983 e proclamada santa em 2000 no Vaticano diante de mais de 300.000 pessoas.




O Movimento Eclesial Aliança de Misericórdia é uma Associação Privada de Fiéis, com sede na Arquidiocese de São Paulo, capital, cuja identidade se encontra em sua Palavra de Vida. O movimento está presente em 36 cidades do Brasil e outros 3 países (Bélgica, Itália e Portugal), através da adesão dos membros a um dos Elos de pertença.

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