Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa



Missa será no Poço de Jacó - entrada para a QUIMPIL = ESTRADA PIRACICABA-TUPI - perto da Itelpa

SITES OFICIAIS: www.misericordia.com.br E http://www.ministerioam.com.br/

http://thalita-kum-piracicaba.blogspot.com/ ACESSE JÁ!!!

SEJA SEGUIDOR(A) DO BLOG DO “THALITA KUM DE PIRACICABA” - informações = telefone: (19) 3424-1297

Telefone do Poço de Jacó: 3424-1297

Aliança de Misericórdia <cristoteca@misericordia.com.br>

domingo, 14 de junho de 2009

ASSOCIAÇÃO ALIANÇA DE MISERICÓRDIA


Entidade sem fins econômicos, fundada no ano 2000 e dirigida pelos padres Antonello Cadeddu e João Henrique. São sacerdotes italianos e vieram para o Brasil, na capital São Paulo, Casa “Restaura-me” situada no Brás (SP), onde é realizado atendimento à população mais carente: moradores de rua e dependentes químicos.
Na nossa região, temos a Casa de Acolhida “Poço de Jacó”, localizada no bairro Dois Córregos, estrada velha Piracicaba-Tupi, entrada para a Quimpil, telefone 3424-1297. Ao lado, temos a Casa de Reinserção “Dom Bosco”, onde os acolhidos, chamados carinhosamente de “filhos da Aliança”, após um período de nove meses de recuperação, em um caminho de catecumenato, oração e laborterapia, preparam-se para seu “retorno” à sociedade, com muita dignidade, como cidadãos úteis. Inicialmente como evangelizados, preparam-se para tornarem-se evangelizadores, o que se confirma com os muitos casos de conversão e vida nova, com diversas famílias restauradas para a vida digna de cidadãos.
Ainda, temos a “Casa Maria” no bairro da Paulista, um casal de Piracicaba, que, além de seus três filhos biológicos, acolhem mais sete crianças e adolescentes que vivem sob o mesmo teto, usufruindo do ambiente familiar e preparando-se para o possível retorno à suas famílias de origem.
No bairro Chicó, temos a Casa de Acolhida “Maria Mãe dos Pobres”, a famosa REVIDA, onde são acolhidos os que chegam diretamente das ruas e é feita a triagem, para daí ser decidido em que Casa de Acolhida irão para iniciarem seu caminho de recuperação. Tudo é feito sem ser cobrada qualquer taxa, a manutenção é realizada a partir do que se recebe de doação da população em geral. Se se tem o que comer, come-se, senão reza-se e aguarda-se a Providência de Deus, que não falta.
Estas são as quatro Casas que a Associação Aliança de Misericórdia, mantém em Piracicaba. Digno de nota é que outras Casas já foram fundadas em diversas regiões do Brasil, como: São Paulo (SP), Salto (SP), Piracicaba (SP), Jacareí (SP), Belo Horizonte (MG), Alfenas (SP), Rio de Janeiro (RJ), Barbalha no Ceará. Grupos de Voluntários, casais, pessoas que doam seu tempo livre e promovem diversos eventos, no auxílio para estas Fraternidade de vida, já estão implantados em: Barbacena, Belfordroxo, Betim, Caieiras, Cambé, Cascavel, Criciúma, Cubatão, Alfenas, Fartura, Florianópolis, Leme, Maringá, Passo Fundo, Pedreira, Piracicaba, Piumhi, Poá, Ribeirão Preto, Rio Claro, Rio de Janeiro, Salto, São José dos Campos, São Paulo, Sumaré, Suzano, Taipas, Taubaté, Tietê. Também em outros países, como Portugal, França, Bélgica, Angola na África. Nos nossos próximos encontros, iremos divulgar mais notícias.


PASSO A PASSO DA ACOLHIDA NA ALIANÇA DE MISERICÓRDIA

1 - Inicia-se pela Pastoral de Rua. Missionários e ou membros dos grupos Arco-Íris (voluntários) vão pelas ruas das cidades onde a Aliança se faz presente, com o intuito de se aproximar dos moradores de rua, afim de que, pelo amor e pela Palavra, sintam o desejo de mudar de vida abandonando as ruas e começando um caminho para a reinserção na sociedade.

2 – Muitos moradores de rua, sabendo do trabalho realizado pela Aliança tomam a iniciativa e nos procuram em uma de nossas casas. Na Casa Restaura-me, no Brás (SP) é feito o atendimento à população de rua, onde os irmãos recebem alimentação, cuidados de higiene e saúde e fazem entrevista com uma assistente social, para depois iniciar o caminho da triagem.
3 – Casas de Acolhida (São Paulo, Salto, Piracicaba, Alfenas, Jacareí, Barbalha). Os irmãos acolhidos se tornam “filhos da Aliança” na comunidade e ficam nas casas de acolhida por um período de nove meses, em um caminho de catecumenato, oração e laborterapia.
Nas casas é proibido até mesmo o consumo de cigarros e muitos “filhos” encontram forças para deixarem os vícios através da hora de adoração eucarística diária, da leitura da Palavra e da oração do terço.

4- Casa de Triagem (Alfenas, São Paulo e Piracicaba). Mais uma etapa antes do caminho de recuperação: a permanência por cerca de dois meses em uma das Casas de Triagem, onde passam por exames, retirada de documentos e por um período de convívio e conhecimento da proposta de recuperação e reinserção. Para as crianças, este tempo é reduzido e se dá na Casa Pequenos Passos, Neste caso, desde os primeiros contatos, se inicia para cada criança os contatos e trâmites com o Juizado de Menores e com o Conselho Tutelar.

5 – Casa de Reinserção (Piracicaba). Os “filhos da Aliança” saem da casa de acolhida e vem para a casa de reinserção, onde serão ajudados a encontrar um trabalho e permanecerão durante o dia. Na casa, aprenderão novamente a administrar o próprio dinheiro e tempo, até que estejam aptos a voltar para sua família ou ter sua própria casa.

6 – Volta para Casa. A caminhada de alguns dos “filhos” não torna necessária a passagem pela casa de reinserção, e após a casa de acolhida eles já retornam para suas casas e para suas famílias. Outros permanecem na comunidade como voluntários, ou com o desejo de iniciar o caminho de entrega da própria vida a Deus.

A Aliança de Misericórdia tem por objetivo resgatar a dignidade humana, moral, cultural e espiritual daqueles que vivem em situação de exclusão social. Através de programas e atividades voltados para educação (básica e profissional), cultura, saúde e habitação, a Aliança de Misericórdia presta atendimento a moradores de rua, jovens, dependentes químicos e marginalizados, famílias moradoras de favelas e crianças atendidas em creches especializadas.
Os programas sociais da entidade são financiados por pessoas físicas, jurídicas, órgãos governamentais e através de convênio firmado com a Prefeitura de São Paulo. Todo o trabalho desenvolvido conta com a dedicação de uma rede de profissionais especializados, agentes sociais e voluntários.
A Missão da Associação Aliança de Misericórdia é resgatar a dignidade humana, moral e cultural daqueles que vivem em situação de exclusão social, através de programas e atividades que possam inserir na sociedade, seres humanos plenamente restaurados em sua civilidade.
Você se interessou? Deseja ser mais um voluntário? Quer conhecer os diversos eventos realizados pelos bairros periféricos de Piracicaba? Entre em contato pelos telefones colocados acima. Tem eventos e atividades para jovens, casais (casados ou não), crianças, idosos. Grupos de Oração, Oração de Intercessão, Atendimento de oração, Récita do Santo Terço, Caná – Encontro de casais, Talita Kum – Encontro para Jovens, JAM – Jornada da Aliança de Misericórdia no Poço de Jacó – todo 1º domingo de cada mês, a partir das 10:00 horas, que é Formação Permanente para todos, Vigília MMAE – Adoração ao Santíssimo Sacramento na Paróquia São Judas – toda 1ª sexta-feira de cada mês, Cristoteca – Balada Católica, Pastoral de Rua, Pastoral de Favelas = tem lugar para você ajudar. Deus ilumine suas escolhas e venha sentir-se útil e conquistar a paz que vem de Deus. Faça a experiência do amor de Deus em sua vida.
O Padre Luis Carlos, da Paróquia São Judas e que atende a região de Tupi, celebra a Missa todo domingo à tarde, às 18:00 horas, no Poço de Jacó, endereço: Estrada Piracicaba-Tupi, após a Itelpa, na entrada para a Quimpil, primeira chácara, bairro Dois Córregos, telefone 3424-1297.

Colaboração: Lupercio Reis Neto – morador do Sítio Santa Rita – Tupi - lupneto@yahoo.com.br

2 comentários:

  1. Sei o quanto é verdadeiro o que está escrito, o lugar é incrivelmente acolhedor,todos se unem em fé a Deus, trabalho e determinação para vencer os seus desafios mais intimos.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde
    Preciso saber se uma pessoa de nome Luiz Inácio de Souza se encontra aí na clinica

    ResponderExcluir